segunda-feira, 18 de junho de 2012

João - Uma advertência à nossa consciência

Por Evelyn Scheven

Precisamente meio antes do evento do Natal, nasce num certo país uma crianças cujos pais eram muito velhos. Conta-se que os clarividentes da época, pouco tempo após o nascimento, observaram que se tratava de uma criança muito especial e que, como se por hereditariedade, trazia consigo toda a experiência de seus velhos pais.
Por ser sacerdote seu pai dava-lhe uma educação muito rígida, cheia de sabedoria, o que fazia refletir na sua própria maneira de agir: conta-se que, entre muitas outras coisas, era um ser: pensativo, melancólico, que brincava pouco e que tinha uma inteligência bem acima da média de sua idade – aos dez anos, já participava das discussões e debates dos sacerdotes. – Esta criança se chamava João e nasceu no dia 24 de junho.
Em 24 de dezembro daquele mesmo ano, nasce outra criança cujos pais eram muito simples (seu pai era marceneiro) Conta-se que, ao contrário da primeira, esta criança teve uma educação muito simples e que era muito criativa e gostava muito de brincar. Sua educação nada tinha do conteúdo iniciático dos sacerdotes.
Estas duas crianças, durante a sua infância, mantiveram muito contato entre si. Cresceram juntas e uma delas seguiu a profissão do pai, mas logo se revelou a vontade de ajudar o próximo, de entendê-lo, despertar-lhe a criatividade de querer transformar o mundo.
A outra consolida cada vez mais suas características da infância e, ao tornar-se adulta, afasta-se da sociedade para pensar e meditar. Retirando-se para o deserto concentra-se em si mesmo com o objetivo de entender em que ponto chegou à humanidade no seu caminho evolutivo. Percebe então que, na sua caminhada, a humanidade alcança um “beco sem saída”. Na sua meditação, adquire a profunda consciência do mundo de sua época.
Ele não procurava as pessoas, elas é que vinham a ele para serem batizadas e dele receberem ensinamentos. Orientava as pessoas para que mudassem o sentido se suas vidas, já que a “velha” maneira de viver e pensar não mais levaria a humanidade ao futuro.
Sua consciência em compreender o passado, era também capaz de olhar o futuro, e de perceber no seu companheiro de infância não só um homem com consciência, mas também como uma criativa força de transformação.
Assim, João, conscientemente, une no batismo do Rio Jordão, o velho ao novo mundo. Pouco tempo depois, vai para o sacrifício do monte, onde é condenado e decapitado por Herodes.
Assim como o 24 de dezembro e o 24 de junho se encontram em polaridade no transcorrer do ano, estas duas criaturas – Jesus e João – encontram-se em polaridade na história da humanidade. Um reúne em si a força criativa da luz do sol; o outro tem, através da consciência, a força reflexiva da lua.
O homem moderno inicia o ano em 24 de dezembro e, no decorrer deste, passando pela Páscoa e Pentecostes, chega a 24 de junho – aniversário de João Batista. Ele é levado a compreender nesta polaridade com o Natal, com toda a sua consciência, o acontecimento de Cristo. Como sinal do despertar dessa consciência, pode entender o acender de fogueiras na escuridão da noite do aniversário de João Batista.

Fonte: Insituto Mainumby. Festejar São João. Associação Comunitária Monte Azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário